Skip to main content

LIVE O Direito do Trabalho e as Startups.
Com Rafael Lara Martins e Júlio Baía.

Júlio é Advogado e Mestre em Direito do Trabalho.

 

As Startups são modelos de negócios inovadores, que ganhou grande destaque nos últimos anos graças à Era Digital. Elas possuem estruturas dinâmicas, processos maleáveis e em geral, menos burocráticos. Seu fator de inovação permite que as Startups atuem em um mercado (geralmente) incerto, onde ainda não exista um público-alvo totalmente definido, ou até que o mesmo esteja satisfeito com as principais marcas e soluções atuais.

Quando este novo empreendedor deseja lançar sua ideia inovadora no mercado, é normal querer focar apenas no crescimento do negócio. Entretanto, existem alguns aspectos jurídicos que toda Startup, assim como qualquer empresa, não pode deixar em segundo plano. É o caso dos cuidados trabalhistas para startups. É fundamental que o empreendedor procure o apoio jurídico desde o início do projeto para ajudar na regularização de todos os envolvidos no negócio. E para você que pensa em abrir uma Startup, conheça duas opções que podem ajudar no desenvolvimento saudável do seu negócio.

Contrato Vesting: Com esse contrato o funcionário da empresa, depois de certo período, ganha a possibilidade de adquirir a participação de algumas ações da organização. É bastante recomendado para Startups, principalmente quando essas empresas ainda não têm capital suficiente para pagar altos salários. O Vesting torna-se uma opção interessante, já que pode ajudar o empreendedor a atrair e reter bons profissionais, que estejam comprometidos com o negócio.

Stock Option: são instrumentos por meio dos quais uma empresa dá a certos colaboradores o direito de adquirir parte de suas ações no futuro. É conhecido no mercado como uma forma de remuneração variável paga a funcionários que atingem determinados resultados e metas dentro da empresa. Isso ajuda aquele funcionário a ter um sentimento de ‘’dono da empresa’’ e que deve ser refletido na cultura do negócio, onde os demais colaboradores devem acordar toda manhã com a ambição de virarem sócios da Startup, e a possível recompensa apreciada.

Confira o vídeo completo em nosso canal do Youtube para saber mais sobre essas e outras questões a respeito do Direito do Trabalho que podem garantir a segurança da sua empresa e Startup.