Skip to main content

LIVE Com Rafael Lara Martins e Bruna Fetz.

Bruna é advogada e Mediadora de Conflitos e Membro do Núcleo de Mediação do Instituto de Estudos Avançados em Direito – IEAD.

 

É sabido que atualmente vivemos em uma era totalmente digital, graças aos inúmeros avanços da tecnologia. As demandas sociais são muito diferentes daquelas de alguns anos atrás, e o mercado jurídico também foi afetado por isso com uma nova realidade de trabalho, integração com novas tecnologias, legislações (como a LGPD) e novos modelos de negócio.

Esse processo precisou acelerar-se por conta da pandemia da covid-19 em 2020. Fora a devastação em termos de saúde pública, com vítimas fatais, o Judiciário brasileiro não parou seu trabalho durante a pandemia, tornando-se um exemplo emblemático de um processo que já estava em curso: a transformação digital. A consolidação do processo digital e a adoção de tecnologias facilitaram a migração para um modelo de trabalho totalmente remoto.

Além disso, os processos, antes arquivados em pastas volumosas nas prateleiras dos tribunais, agora podem ser enviados eletronicamente e armazenados nos servidores do judiciário, mostrando o potencial dos negócios digitais e como é necessário adaptar-se a eles.

Muitos escritórios tiveram que se adaptar de forma mais ou menos improvisada para um novo método de trabalho. O Home Office já é uma realidade para os advogados e quem não conseguiu migrar, ficou sem trabalho. As plataformas de julgamento virtual, audiências e sessões por videoconferência e o trabalho remoto vieram para ficar. Desta forma, cabe ao advogado não ver isso como um limitador e procurar atuar da melhor maneira possível, utilizando a tecnologia a seu favor.

Para saber mais sobre esses assuntos tão pertinentes, confira o vídeo na íntegra no perfil da @bf.mediacao

 

*A série REC, publicada às quintas-feiras, aborda temas específicos do meio jurídico, extraídos de Lives no Instagram em que os sócios advogados do Lara Martins Advogados realizam em seus perfis pessoais ou como convidados por parceiros.