LIVE LGPD aplicada a Recursos Humanos
Com Nycolle Soares e Cibele Gayoso.

Cibele é Psicanalista e Diretora da Estilo Empresarial

 

O mês de Dezembro é o último prazo para que as empresas do país se adéquem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). E não só as empresas, mas todos os cidadãos precisam estar devidamente atentos quanto ao compartilhamento de seus dados pessoais. Nesse viés, também torna-se importante que o Brasil crie uma boa cultura digital para que equívocos do dia a dia, como compartilhamentos indevidos pelo Whats App, não aconteçam. Apesar de que, empresas como o Whats App investem muito dinheiro em soluções de alta tecnologia para proteção de dados, mas que ainda assim, sofrem com invasões e extrações de informações de seus clientes. Cada pessoa possui particularidades e expectativas relacionadas à tecnologia, hábitos e atitudes diferentes e, por isso, uma forte cultura digital pode ser crucial.

Além disso, pode-se dizer que, a LGPD não é mais uma novidade, já que a internet e o marco civil fizeram com que uma legislação como essa se tornasse necessária. A evolução dos sistemas e recursos tecnológicos moldou a nova realidade mundial pautada na globalização e no uso das redes, abrindo esse leque da era digital vivenciada atualmente. Dados digitais possuem tanta importância quanto à própria documentação física, pois os sistemas permitem que quase todo e qualquer procedimento se realize de forma eletrônica.

Mas como dito inicialmente, todos e todas as empresas precisam se adequar à LGPD. Mas como ela pode ser aplicada em empresas e departamento de Recursos Humanos? Porque influencia os sistemas e cadastros do Departamento Pessoal, com informações pessoais e sensíveis de todos os colaboradores de sua organização. Neste momento, é importante que as empresas coletem apenas os dados necessários, e que ainda precisarão ser reestruturados e o acesso a eles restrito somente a pessoas autorizadas. O processo de recrutamento e seleção até o processo de demissão, precisarão ser revistos e devidamente capacitados para agirem em conformidade com a lei.

Esses e outros assuntos diversos sobre a nova lei de proteção de dados foram discutidas na Live que você pode assistir na íntegra pelo perfil da @estiloempresarialrh

 

 

*A série REC, publicada às quintas-feiras, se refere a conteúdos que abordam temas específicos do meio jurídico, e são extraídos de Lives no Instagram em que os sócios advogados do Lara Martins Advogados realizam em seus perfis pessoais ou como convidados em perfis parceiros.

Escritório Lara Martins Advogados

Escritório Lara Martins Advogados

Escritório de advocacia multidisciplinar com soluções jurídicas personalizadas para empresas e pessoas. A excelência é a nossa especialidade. Unidades em Goiânia e Rio Verde. Goiás. Brasil.