Skip to main content

Nota informativa | Núcleo Direito Ambiental

Foi publicada, na data de hoje (14/04/2021), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), pelo Instituto Brasileiro Do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e pelo Instituto Chico Mendes De Conservação Da Biodiversidade (ICMBio), a Instrução Normativa Conjunta MMA/IBAMA/ICMBIO Nº 1, de 12 de abril de 2021.

Tal instrução normativa trata sobre a regulamentação do processo administrativo federal para apuração de infrações administrativas por condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Temos, no ordenamento jurídico brasileiro, o Decreto 6514/2008 que trata sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente e estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações.

A nova instrução normativa tem como objetivo regulamentar e adequar os processos administrativos ambientais dos órgãos mencionados.

Sendo assim, está revogada a Instrução Normativa anterior (Instrução Normativa Conjunta nº 2, de 29 de janeiro de 2020) e passa a valer essa nova publicada.

Para leitura da nova Instrução Normativa, segue link:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-conjunta-mma/ibama/icmbio-n-1-de-12-de-abril-de-2021-314019923