Acontece

 Autorais  

compartilhe

O impacto da gestão administrativa nos escritórios de advocacia.

Oficina de Artigos Lara Martins Advogados | Rejane Albuquerque e Theandra Drago

 

Visando a qualidade em meio à competitividade, é essencial para qualquer organização, independentemente do seu porte e estrutura, a implantação de uma gestão empresarial.

A gestão tem a função de coordenar as políticas internas, as ações e as estratégias que serão aplicadas em prol do bom funcionamento de todas as áreas da empresa, em busca dos objetivos idealizados pelos seus sócios.

Com a complexidade do trabalho técnico e das rotinas do dia a dia, os escritórios de advocacia vem vislumbrando a necessidade do controle em todas as suas nuances: de tempo, de pessoal, financeira, contábil e de projetos. Dessa forma, surge-se uma categoria especializada: o gestor legal, profissional especialista em administração, todavia, com técnicas voltadas para o ambiente jurídico.

Para iniciar a gestão em um escritório de advocacia é necessário considerar todas as particularidades que a organização possui, a fim de entender seus objetivos e coordená-los de acordo com as atividades internas e externas do escritório. Várias ferramentas e modelos de gestão têm predominado no ambiente desses “novos escritórios”.

Um modelo organizacional estruturado tem sido cada vez mais requisitado aos escritórios de advocacia, pois é uma forma de alinhar os objetivos com a expectativa apresentada pelo cliente aplicando-lhe as ferramentas fundamentais para uma atuação profissional.

A advocacia foca em desempenho e em resultado e, para isso, necessita de planejamento com o estabelecimento de metas e relatórios de controles gerenciais para todas as suas áreas, não apenas no que se refere ao setor jurídico. Por esse motivo, é imprescindível que as equipes estejam trabalhando de forma sistêmica, somando esforços a fim de: tornar o controle processual eficiente, evitar a perda de prazos, gerenciar gastos e ter retorno de informação rápida ao cliente, além de utilizar as habilidades de cada membro de sua equipe da melhor maneira.

Com o objetivo de alcançar tal desempenho, faz-se necessário uma equipe multiprofissional que sirva de apoio à equipe jurídica e que apresente, a partir da tecnologia disponível e de ferramentas de gestão e rotinas de planejamento, informações que demonstrem o rumo tomado pela organização como um todo, como conferir acerca da confluência dos objetivos societários primordiais.  Assim, por meio dos diversos métodos e instrumentos que possibilitam uma gestão eficiente, tornará possível o crescimento com resultado direcionado, além de estar à frente da concorrência.

Conclui-se, portanto, que a gestão legal é um meio atual e eficaz que as sociedades advocatícias possuem para desenvolver a melhor prestação de serviço de forma que tem se tornado um diferencial quando se trata da escolha do cliente.


Deixe um comentário

Ler mais...
  •  

    CONGRESSO MINEIRO

    https://www.oabmg.org.br/Eventos/Home/Index/1380/0

     

     

     

    CURSO FIEG

    Ler mais...
  • Fale Conosco

    Preencha o formulário ao lado.


    62.3924.5076 62.9.9822.5076


    Rua 1.134, n. 252. Setor Marista. Goiânia. Goiás.


    administracao@laramartinsadvogados.com.br

    Newsletter

    Em breve retornaremos o seu e-mail!





    Lara Martins | Advogados

    Copyright 2019 Lara Martins