Acontece

 Lara Andressa Messias Nogueira  

 Autorais  

compartilhe

Alternativas para a manutenção do bem estar no ambiente de trabalho.

Por Lara Nogueira.

 

Atualmente, falar sobre yoga tem sido mais comum devido à ampla divulgação que essa prática tem tido, especialmente com as fotos e os vídeos postados e compartilhados nas redes sociais. Se perguntarem para qualquer pessoa se ela sabe o que é yoga, é provável que imediatamente lhe venha à mente a imagem de uma pessoa realizando posições extraordinárias. Cabe expor, todavia, que esta é somente uma das características desta prática, que vai muito além do movimento e contorção corporal e que possui inúmeros benefícios.

 

Os ensinamentos do yoga existem a mais de dois mil anos, sendo esta uma das grandes tradições filosóficas da Índia, que foi repassada através das gerações por professores e por diversos praticantes.

 

Inúmeras são as definições sobre o significado do Yoga, mas, em síntese, esta prática visa suprimir ou inibir as turbulências da mente. Trata do equilíbrio mental. As técnicas utilizadas nos exercícios visam a saúde do corpo físico como um caminho para a melhora do estado mental e emocional, bem como ao bem estar espiritual.

 

Mas qual a relação do Yoga com acidentes de trabalho? No âmbito laboral, as leis visam proteger o empregado de inúmeros riscos relacionados ao trabalho, principalmente com relação à acidentes do trabalho, que podem ser caracterizados também quando ocorrem as doenças ocupacionais.

 

A Norma Regulamentar nº. 17 do Ministério do Trabalho e Emprego (atual Ministério da Economia), por exemplo, visa adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores com o intuito de proporcionar um máximo de conforto, segurança e um desempenho eficiente.

 

Justamente com esse caráter preventivo de evitar-se a ocorrência de acidentes em ambientes laborais é que a prática do Yoga no ambiente de trabalho chama a atenção. Por se tratar de uma excelente ferramenta para gerenciar o estresse, proporcionar o bem estar e a saúde dos funcionários, com benefícios, tanto de maneira específica quanto indireta, para os empregadores, já que, pessoas felizes, satisfeitas e com boa saúde possuem menos chances de faltar continuamente ao emprego ou até mesmo solicitar qualquer mudança ou afastamento.

 

O Yoga no ambiente de trabalho demonstra a preocupação das empresas em proporcionar aos seus empregados saúde, física e mental, bem como valores humanos, o que, consequentemente, gera resultados, pois passa-se a ter empregados mais motivados e concentrados, o que também diminui os riscos para a ocorrência de outros acidentes.

 

Em tempos de flexibilização de alguns direitos trabalhistas que coincidem exatamente com o período em que a sociedade busca voltar-se cada vez mais para a valorização do ser humano, a mentalidade de se obter lucro a qualquer custo, principalmente em detrimento do bem estar do empregado, entre outros exemplos, são práticas que encontram-se totalmente ultrapassadas e que tendem a ser cada vez mais combatidas, não só pelos órgãos públicos, como o Ministério Público do Trabalho, mas também pelos consumidores, que deixam de comprar os produtos produzidos e vendidos por empresas “sujas”.

 

A prática do Yoga é, portanto, uma excelente ferramenta de prevenção de acidentes do trabalho no âmbito empresarial e seus benefícios são incontáveis, tanto para o empregado, que é agraciado com a preservação de sua saúde, como para o empregador, resultado da diminuição dos riscos de ocorrência de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, além da diminuição da rotatividade e das faltas dos empregados.

 


Deixe um comentário

Ler mais...
  • Por Frederico Meyer.

     

    Sabemos da cultura de intensa judicialização que impera no Brasil, principalmente nas últimas duas décadas e, com…

    Ler mais...
  • Por Maria Angélica Pires.

     

    Já é final de ano e o comércio e a economia se aquecem com a entrada…

    Ler mais...
  • Advogada, e sócia do Lara Martins Advogados, Lana Castelões, especialista em direito da família, concede entrevista à TV Anhanguera…

    Ler mais...
    1. Postagens Mais Lidas

    2. FOCO EMPRESARIAL

      Presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho abre escritório.

      Veículo: www.conjur.com.br

       

      “Carnaval não é feriado nacional”, diz…

      Ler mais...
    3.  

      Site www.rotajuridica.com.br

    Ler mais...
  •  

    CONGRESSO MINEIRO

    https://www.oabmg.org.br/Eventos/Home/Index/1380/0

     

     

     

    CURSO FIEG

    Ler mais...
  • Fale Conosco

    Preencha o formulário ao lado.


    62.3924.5076 62.9.9822.5076


    Rua 1.134, n. 252. Setor Marista. Goiânia. Goiás.


    administracao@laramartinsadvogados.com.br

    Newsletter

    Em breve retornaremos o seu e-mail!





    Lara Martins | Advogados

    Copyright 2019 Lara Martins