Acontece

 Nycolle Araujo Soares  

 Autorais  

compartilhe

Quais cuidados tomar com as compras de Natal e com a viagem de final de ano?

 

Por Nycolle Soares.

Estamos a menos de um mês para o Natal e nesse período as compras se intensificam já que também é o período de férias escolares, momento em que muitas pessoas se planejam para viajar. Na correria que antecede esses eventos festivos, é muito importante se precaver quanto a alguns contratempos que podem ocorrer caso não haja cuidado redobrado, por isso, vamos listar alguns deles:

Compras pela internet

A recomendação mais importante é verificar o site em que se está comprando. É preciso ter cuidado com ofertas que aparecem em perfis em redes sociais, que podem direcionar o consumidor para sites que realizam vendas falsas ou tem como finalidade “roubar” os dados do consumidor.

Pesquise a idoneidade do site e do vendedor. Muitas vezes, uma pesquisa rápida é capaz de mostrar que aquele site não é confiável.

O prazo para cancelamento da compra realizada pela internet é de 7 (sete) dias a contar da data da entrega do produto. Anote os protocolos de atendimento, pois, caso seja necessário, você poderá utilizá-los como comprovação de que as solicitações foram feitas.

Prazo de entrega

Com o aumento do fluxo, muitas vezes os Correios acabam atrasando a entrega dos pedidos e, se no momento da compra, houver a informação quanto ao possível atraso, o consumidor não terá nada a fazer a não ser esperar pela entrega. É preciso observar, porém, que se o prazo for prolongado em demasia, o consumidor poderá solicitar o cancelamento da venda ou requerer o pagamento de multa pelo atraso – desde que haja previsão contratual – o que, de todo modo, ocasionará transtornos ao consumidor. Realizar as compras com antecedência é, portanto, a melhor alternativa.

Pacotes de Viagem

Sempre que contratar qualquer serviço é importante buscar referências. No caso de pacotes de viagens isso deve ser uma regra, pois, muitas vezes, o consumidor acaba tendo um enorme prejuízo e desgaste ao descobrir, somente ao chegar ao local de destino, que tudo o que contratou não será entregue ou simplesmente não existe. No momento da contratação, então, verifique os serviços inclusos e cheque se todos os prestadores de serviços de fato estão ativos e oferecem aqueles serviços.

Passagens aéreas e voos

É crucial realizar a compra de passagens aéreas com a devida atenção para que não ocorram erros na escolha do destino e origem. O cuidado deve ser ainda maior quando os voos sairão ou chegarão em localidades que possuem mais de um aeroporto.

Se a compra da passagem aérea foi realizada por algum meio que não seja pessoalmente (pela internet ou por telefone) o consumidor tem direito ao arrependimento e poderá desistir da compra e ter seu dinheiro ressarcido na integralidade, desde que seja respeitado o prazo de 7 dias, contados a partir da conclusão da compra.

Se a compra aconteceu em uma loja física, só terá direito ao ressarcimento total se a desistência for informada em até 24 horas após o recebimento do comprovante de emissão da passagem aérea. A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil regulamenta que o consumidor apenas terá direito ao valor integral caso exista um período igual ou maior que 7 dias até a data marcada para o voo, contudo, mesmo que esses prazos já tenham expirado, você ainda poderá solicitar o cancelamento da sua passagem aérea. Neste caso, a companhia poderá reter uma porcentagem do que foi pago, dependendo da política de cada empresa.

Nos casos em que o consumidor tenha adquirido passagem aérea do tipo “ida e volta”, caso perca o voo de ida, ele precisa informar a companhia aérea que ainda assim fará uso do bilhete para a volta até o horário do voo de ida. Para isso não haverá cobrança de multa contratual, embora essa previsão se aplique apenas aos voos domésticos.

Com alguns cuidados básicos o consumidor garante as compras de Natal sem prejuízos e pode aproveitar as férias e as festividades de final de ano sem maiores transtornos e, ainda assim, caso haja algum problema, o ideal é buscar um aconselhamento jurídico especializado.

 


Deixe um comentário

Ler mais...
  •  

    CONGRESSO MINEIRO

    https://www.oabmg.org.br/Eventos/Home/Index/1380/0

     

     

     

    CURSO FIEG

    Ler mais...
  • Fale Conosco

    Preencha o formulário ao lado.


    62.3924.5076 62.9.9822.507


    Rua 1.134, n. 252. Setor Marista. Goiânia. Goiás.


    administracao@laramartinsadvogados.com.br

    Newsletter

    Em breve retornaremos o seu e-mail!





    Lara Martins | Advogados

    Copyright 2019 Lara Martins